sábado, 8 de outubro de 2016

Um up grade de C&T para a APAFIS/RN


cropped-images.jpg


Um up grade de C&T para a APAFIS/RN

PDF 757

A APAFIS/RN (Associação de Pais e Amigos de Fissurados do Rio Grande do Norte), teve a oportunidade de passar por um up grade de C & T (Ciência e Tecnologia), ao participar do Congresso Científico UNP 2016, na Universidade Potiguar (Natal/RN), em uma mesa redonda junto aos alunos de fonoaudiologia, e mais outros alunos de cursos simpatizantes ao problema e à causa dos fissurados. O campus universitário que sediou o evento, participa de uma batalha, já descrita em outro momento. A Batalha na Avenida Roberto Freire (*).


Mesa composta, e a fala inicial e científica, de dois dentistas voltados a causa dos fissurados. Explicações básicas sobre a anomalia de origem genética e gestacional, junto a outros elementos concorrentes e adicionais, foram oferecidas por Suily da Rocha Alencar e Rubens Azevedo. Depois foi a vez da enfermeira que também faz parte da Operação Sorriso. E a enfermagem como elo e conhecedora de todas as especialidades médicas acrescentou outros conhecimentos científicos ao tema, na fala de Silvia Natch. Além do conhecimento científico, surgiram algumas ferramentas administrativas, já que a profissional Nightingaleana, participa de ações logísticas do sistema de ambulâncias da SAMU, no RN e na Grande Natal. Silvia fez uma extricação rápida de algumas informações da Operação Sorriso, e fez alguns desencarceramentos de conhecimentos, bem no modelo resgate de emergência.


Por fim, o auge científico do evento, a fala da chairwoman do segmento de fono, a especialista Liliane Azevedo, professora da casa e mediadora no evento. Durante a mediação do evento, Liliane já demonstrava suas habilidades diversas, com pluralidade de ações e movimentos: controlava o tempo das falas dos palestrantes e participantes; controlava a passagem de slides, de cada apresentação; apresentava as interferências necessárias à condução das falas e do evento; fazia anotações no computador sobre a mesa e controlava suas mensagens, em seu Smartphone. Dominava e controlava a mesa. E na hora de fazer a sua própria fala ao público presente, justificou seus comportamentos na mesa. Apresentou uma literatura clara e sintética referente a sua área de conhecimento e domínio, com um texto multidisciplinar transversalizado de pluralidades. Mostrou seu apoderamento, sobre um conhecimento da causa e do tema.


Liliane percorreu do conhecimento técnico de anatomia e fisiologia ao conhecimento da linguagem e do idioma com articulação de fonemas, com posições da língua na cavidade oral, e sibilos  da úvula e da proeminência laríngea, e o osso hioide, na câmara acústica formada pelo palato, com o reverberar dos dentes.


Além do conhecimento científico apresentado, o evento ainda contou com participação vocal e poética de Siderley Jatobá e Emmanoel Iohanan.



Rn. 08/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário