quarta-feira, 15 de junho de 2016

A história da APAFIS/RN

A história da APAFIS/RN
Introdução/Primeira Parte
por Roberto Cardoso (Maracajá)

(Trabalho de pesquisa com texto em construção)
PDF 661


A história da APAFIS/RN - Associação de Pais e Amigos de Fissurados do Rio Grande do Norte, começa por duas vertentes, de pesquisa histórica. A história oralizada, contada pelas pessoas em locais diversos. E pela  história documentada, formada por documentos de textos e imagens. Uma história que tende a ser oficializada, por conter documentos escritos e documentos com imagens, mostrando locais e pessoas presentes. Documentos que perpetuam ao longo do tempo. A imagem como um documento de registro, de pessoas presentes em um lapso de tempo, com a imagem congelada.

A partir da história oral, citada nos eventos, encontramos duas pessoas como parte do início da história. A dentista Suily da Rocha Alencar e o pai de criança fissurada, Edivan Silva. Consta sistematicamente nas palavras de Suily, ao apresentar em falas e palestras, que enquanto profissional do CRI - Centro de Reabilitação Infantil, em Natal/RN, quando conheceu Edivan, o convocou a fazer parte de uma associação. Suily ao conhecer Edivan diz ter acontecido um de seus insights, que Edivan seria a pessoa ideal e capaz de assumir uma presidência de uma associação de pais e amigos de fissurados, pessoas com a denominadas fissura lábio palatina.

A outra vertente da história é a com documentos elaborados, por fotos e relatos escritos. Começa com uma reunião  e provoca uma reunião ordinária, com data (11/01/2016), hora (19:00)  e local (ANRO)marcado. Pessoas são convidadas a comparecer em um momento histórico. uma reunião planejada e agendada, onde fotos foram tiradas e um documento elaborado, acontecido na ANRO em Natal/RN.
Aconteceu na ANRO Academia Norte-rio-grandense de Odontologia. Tal como consta documento criado e distribuído por e-mail aos participantes da reunião, tendo como relator o Sr. Rubens Azevedo, também dentista, assim como a Sra. Suily. A reunião com um considerável numero de dentistas, aconteceu em uma casa que representa os profissionais da odontologia.

Rubens secretariou o encontro, produzindo uma ata, da citada reunião. Este parece ser o primeiro documento escrito, sobre uma reunião com alguns objetivos, de criar uma associação que contemplasse pessoas fissuradas. Quando surge o nome APAFIS.


Criação, com publicação e ultima atualização em 16/06/2016
Criação, com publicação e ultima atualização em 18/06/2016

2ª Reunião







3ª Reunião



Criação, com publicação e ultima atualização em 18/06/2016


Um comentário:

  1. Mano Roberto, não deu pra eu lê tudo pois, não consegui levantar as letrinhas. Mas, vi que o meu nome estah repetido por duas vezes. A nossa primeira reunião, ocorreu no dia 21 de dezembro de 2015, sem a participação de Edivan Silva que compareceu a partir das próximas. Na minha opinião, deve ser, sim, memorada a historia da criação!

    ResponderExcluir